Prefeitura pede a colaboração popular sobre areia de obras nas ruas

A Prefeitura vem trabalhando constantemente para melhorar e manter nossa cidade bonita e limpa, como todos nos orgulhamos, mas um problema recorrente tem atrapalhado essa manutenção, o depósito de areias de obras no limite das calçadas.

Esses montes de areia em local irregular acabam sendo parcialmente levados pelo vento e a chuva, se depositam nas esquinas e sarjetas, tirando a beleza e o asseamento de nossas ruas e avenidas e até propiciando acidentes.

A areia nas esquinas prejudica a frenagem dos veículos, podendo causar batidas popularmente conhecidas como "engavetamento", além de resultar em quedas de motos quando fazem as curvas.

Segundo a Secretária Municipal Donata Maria Bastos, as equipes de varrição tem encontrado esses volumes de areia em quase todos os bairros, que somados resultam em toneladas de material recolhidos e descartados.

Essa perda de material é um prejuízo para os construtores e uma dedicação dos trabalhadores do urbanismo, que poderíam se empenhar na resolução mais rápida de outras tarefas.

Atualmente o urbanismo trabalha com as roçadas, a varrição de ruas, o recolhimento de lixos espalhados e de descarte irregular, a irrigação e jardinagem de canteiros, praças e parques, bem como a manutenção de sarjetas e meios fios.

Esse constante trabalho, somado à aplicação do microrrevestimento asfáltico, à construção das faixas elevadas, à pintura e sinalização horizontal e vertical das vias, aliado à iluminação pública, fazem de Água Boa um cenário de bem estar e convite ao passeio.

Em outra ponta, os fiscais do setor de tributção têm notificado as construções e, quando necessário, aplicado multas, seguindo a legislação vigente no Código de Obras, Lei Municipal 002/83. "A Lei diz que os materiais tem que ficar do lado de dentro do tapume" - observou o Gerente de Tributos, Gilson Galle.

Também o setor de comunicação municipal está divulgando uma campanha de conscientização para os fornecedores e os construtores se atentarem mais a este problema.

Os gestores municipais acreditam que com medidas simples e a colaboração de todos, logo essa situação será assunto do passado e nossa cidade se manterá o cartão postal que todos amamos.