Água Boa no Seminário Internacional de Cultura

seminarioculturabrasilia01Aconteceu nos dias 02 e 03 de junho, na Sala Azul do Hotel Nacional, em Brasília, DF, o Seminário Internacional Sistemas de Cultura, Política e Gestão Cultural Descentralizada e Participativa, envolvendo o Brasil, Colômbia, Espanha, França e Uruguai.

seminarioculturabrasilia02Água Boa marcou presença através do Coordenador Municipal de Cultura Alisson Varela e do Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) Tener Baumgardt, que se uniram a outros representantes de Mato Grosso.

O tema e objetivo principal do seminário foi o debate sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC), uma proposta já aderida por todos os estados brasileiros, com aproximadamente 2000 municípios em processo de implantação.

A Prefeitura de Água Boa tem participado deste processo desde 2011, onde reestabeleceu o Conselho Municipal de Política Cultural, aprovou pela Câmara de Vereadores a Lei Municipal 1.214/13 e o Plano Municipal de Cultura (PMC), além de acompanhar constantemente os tramites do sistema nas esferas estadual e federal.

O Seminário promoveu o esclarecimento de determinadas etapas do Plano Nacional de Cultura, foram apontadas algumas falhas do sistema e assistida a troca de experiências entre gestores mais avançados no desenvolvimento cultural.

Para o Coordenador Alisson Varela os resultados em cultura dependem das iniciativas, organização e orçamento, onde Água Boa, por enquanto, aguarda a concretização do sistema de verba “fundo a fundo”, pois as iniciativas e a organização já se fazem prontas há algum tempo.