Educação de Água Boa visita projeto Escola do Futuro em Primavera do Leste

No dia 03 de abril, uma comitiva da SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Água Boa, viajou 500 km para conhecer in loco os projetos existentes na rede municipal de ensino de Primavera do Leste, dentre eles, a Escola do Futuro.

Estiveram na comitiva a Secretária de Educação de Água Boa, Cléria Wagner, e as diretoras das escolas Guarujá, Luciene Barbosa de Jesus, e da escola Ermindo Mendel, Elma Gomes de Moraes. Todas foram recepcionadas pela Secretária de Educação de Primavera do Leste, Adriana Tomasoni.

A sala do futuro é uma proposta inovadora de ensino de tecnologia, onde os alunos selecionados têm a oportunidade de desenvolver habilidades na operação de drones, impressoras 3D, realidade virtual, programação e robótica. Os trabalhos são realizados por meio de computadores, drones, câmeras, lousas digitais, e kits de placas arduino, entre outros.

O investimento é considerável, em equipamento e formação de equipe, mas é um desejo da gestão e do Prefeito Dr. Mariano em elevar os padrões da educação de Água Boa, preparando nossos alunos para as profissões do futuro e acompanhando o gradual avanço tecnológico do município no ranking das cidades inteligentes.

A comitiva de educadores levantou durante a visita que, Primavera trabalha o projeto Escola do Futuro em 8 unidades, atendendo 60 alunos do 5º ano por sala, 30 no período matutino e mais 30 no vespertino, durante 2h por semana.

Cada unidade possui 30 kits contendo computadores notebook de alta performance, placas arduino, drones, entre outros equipamentos compartilhados.

O objetivo da educação de Água Boa é estudar a viabilidade de adaptação deste projeto nas salas de informática da rede municipal de ensino.