Equipes da Saúde municipal estão realizando vistorias domiciliares no Mutirão da Dengue

Equipes de Agentes de Combate a Endemias (ACE), da Vigilância Sanitária, juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) das Estratégias de Saúde da Família (ESF), estão realizando o mutirão de combate à Dengue em áreas críticas da cidade.

Já foram realizadas quase 100 notificações de focos do mosquito Aedes aegypti, já deixando estabelecida a data do retorno nessas áreas para verificar se a situação foi resolvida.

No mutirão da ESF Central, no Centro I e II e Luís Costa, no dia 28 de fevereiro, 14 lotes e casas foram notificadas. Já nos setores da ESF Vila Nova, foram 21 notificações nesta segunda-feira (4). E na quarta-feira (6), no setor da ESF Cristalino foram 17 notificações de lixos e resíduos.

Na região da ESF Guarujá foram 21 notificações, no dia 19 de fevereiro e na área da ESF Roncador foram 26 notificações, destas a maioria já foi resolvida, restando apenas 7 locais que serão repassados para a Vigilância Sanitária.

Os agentes estão devidamente identificados com uniforme com logomarca da prefeitura, por isso pedimos a colaboração dos moradores para permitir a entrada dos agentes na residência, para vistorias e orientações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

ALTO RISCO PARA EPIDEMIA:

Atualmente o Índice de Infestação Predial de Água Boa está em 4,08, ou seja em alto risco para epidemia de Dengue. Esse índice reflete o percentual de imóveis positivos, ou seja com presença de larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela urbana. 

O Índice de Infestação Predial é classificado em 3 categorias, sendo satisfatório (menor que 1), alerta (de 1 a 3,9) e risco de surto (maior que 3,9). 

A Dengue mata, por isso é importante que todos os moradores e/ou dono de imóvel tenham consciência que devem tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Contamos com sua colaboração nesta luta, pois juntos podemos combater a Dengue.