Água Boa é o primeiro município de MT aderir ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI)

vacinaA prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da um importante passo no processo de modernização que visa melhorias no acompanhamento do serviço de vacinação do município.

A partir deste mês, a Secretaria de Saúde aderiu ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização.

De acordo com o secretário Jader Bahia, o objetivo do SIPNI é criar alternativas aos gestores para melhor avaliação quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, com base nos registro e da quantidade de pessoas vacinadas nas demandas de cada campanha.

Leia mais:Água Boa é o primeiro município de MT aderir ao Sistema de Informação do Programa Nacional de...

Prefeitura de Água Boa faz campanha de conscientização de combate ao mosquito Aedes Aegypti

dengueCom o objetivo de combater o mosquito Aedes Egypti, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito sistematicamente campanhas de conscientização para evitar o surgimento de doenças conhecidas como dengue, zika e chikungunya.

Segundo o secretário Jader Bahia, no próximo dia 16 de outubro, terá início o “Mutirão de Orientação” no Bairro Cristalino. Entre as ações, acontecerão visitas às residências para a retirada de materiais que possam servir de criadouros do mosquito e distribuição de materiais educativos.

Também serão notificados os proprietários de terrenos particulares para providenciar a limpeza dos mesmos.

Leia mais:Prefeitura de Água Boa faz campanha de conscientização de combate ao mosquito Aedes Aegypti

MT Hemocentro faz avaliação no Banco de Sangue de Água Boa

Atendimento com qualidade e segurança para quem depende da transfusão de sangue

doe sangueNa última semana técnicos do MT Hemocentro estiveram em Água Boa para uma “Auditoria” na Unidade de Coleta e Transfusão. A avaliação fez parte do Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede (PEQH), que o MT Hemocentro realiza com objetivo de analisar a estrutura e a prestação de serviço oferecida pela UCT local.

De acordo com a Coordenadora do Banco de Sangue de Água Boa Célia F.C. Ramos, a Auditoria do MT Hemocentro é de grande relevância em todos os seus aspectos, mas principalmente nas áreas técnica e administrativa, pois dará uma visão mais ampla sobre as atuais condições de atendimento e sobre futuras ações a serem implementadas.  È por meio de avaliações e dos relatórios de técnicos especializados, que a UCT planejará melhorias administrativas e maiores capacidades de atendimento com qualidade e segurança para quem depende da transfusão de sangue.

Leia mais:MT Hemocentro faz avaliação no Banco de Sangue de Água Boa

Prefeitura de Água Boa realiza vacinação contra raiva animal

Ação será realizada neste sábado e terá 09 pontos distribuídos pela cidade para vacinar cães e gatos

soberanoA Prefeitura de Água e o setor de Vigilância Sanitária realizam neste sábado (07), a campanha de vacinação contra a raiva animal. A população poderá imunizar seus animais entre as 09 horas da manhã até as 17 horas. Embora a raiva para esse grupo animais esteja sob controle, à vacinação é obrigatória.

De acordo com Carlos Eduardo News, da Vigilância Sanitária, a vacinação é gratuita e objetivo é imunizar cerca de 5.800 animais, sendo aproximadamente 4.900 cães e 900 gatos. É um fator muito relevante para garantir a saúde dos animais e a manutenção de controle da raiva, sem ameaças a população.

Leia mais:Prefeitura de Água Boa realiza vacinação contra raiva animal

A Prefeitura de Água Boa realizou o “Domingão da Saúde”

O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde aconteceu no espaço da “Feira do Produtor Rural”.

domingoNa manha do último domingo (24), a pessoas que frequentam o espaço da feira livre do produtor rural de Água Boa, depararam com uma situação diferente. O local foi o escolhido para receber o “Domingão da Saúde”. Em meio às compras para o “almoço de domingo”, a população teve a oportunidade e acesso a diversos serviços da Prefeitura de Água Boa.

De acordo com o secretário de saúde Jader Bahia, o projeto tem como objetivo oferecer e divulgar os serviços e ações que SMS desenvolve em suas unidades de atendimento, priorizando os aspectos de prevenção.

Leia mais:A Prefeitura de Água Boa realizou o “Domingão da Saúde”

I Domingão da Saúde Acontecerá no dia 24/9/17

saude Small cdg Smalldom small

     A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa – SMS/AB já colhe os frutos de investir na capacitação de seus servidores. Através de parceria firmada com a Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT foi realizado o Curso Desenvolvimento Gerencial do SUS – CDG/SUS. Segundo o Gestor da pasta, Jader Bahia, o investimento na capacitação e qualificação dos servidores é essencial para evolução das práticas de gestão, fortalecimento das diretrizes e princípios do SUS, envolvimento dos diversos atores do processo e principalmente melhoria nos serviços prestados à população. 

  Confirmando o sucesso desta tese, surge o Projeto Domingão da Saúde. Trabalho coordenado por um dos grupos capacitados, com sua essência pautada na busca ativa, educação em saúde e detecção precoce de agravos e patologias. De acordo com uma das coordenadoras do projeto a Fonoaudióloga e Servidora da SMS/AB Kathileenn Keilla serão realizadas ações multidisciplinares e com envolvimento intersetorial, da população (Conselho Municipal de Saúde), da iniciativa pública (Secretaria de Assistência Social, Educação e Desenvolvimento) e privada, amplia o poder de alcance das ações tornando-as mais eficazes.

Leia mais:I Domingão da Saúde Acontecerá no dia 24/9/17

Veja também...