Oficina de Jardim Terapêutico no CAPS promove bem-estar através de experiência sensorial

Na tarde de terça-feira (6), pacientes, familiares e membros da comunidade se reuniram no CAPS I Vida Nova para uma experiência sensorial na oficina “Jardim Terapêutico” com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiane Campos. 

Juntos, os participantes puderam se beneficiar da aromaterapia com óleos terapêuticos e florais de Bach, enquanto se conectavam com a natureza através do jardim terapêutico do CAPS em uma contemplação tranquila através de uma experimentação sensorial, sentindo aromas de plantas medicinais.

Depois de uma volta pelo jardim, os participantes expressaram suas vivências através de desenhos e compartilharam lembranças felizes, a maioria relatou histórias do contato com a natureza na infância e a sensação de paz e tranquilidade nesta troca com a terra.

Os participantes também tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre as plantas medicinais, o cuidado no preparo dos chás, e no final aconteceu o envolvimento prático no plantio de mudas para levar para casa.

De acordo com a enfermeira Fabiane, cada momento foi uma oportunidade de interação e autocuidado. “Essas experiências não apenas proporcionam prazer e relaxamento, mas também contribuíram para o bem-estar físico, emocional e mental de todos os participantes.”