Em abril, vacina BCG será administrada todos os dias

Neste mês de abril, a administração da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) vai acontecer todos os dias da semana (segunda à sexta-feira), das 7h30 às 19h, na sala de imunização da ESF Primavera.

Você sabia que a vacina BCG tem sido a principal maneira de prevenir as formas graves de tuberculose (meningite tuberculose e a tuberculose miliar)?

A BCG é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser aplicada o mais precocemente possível, de preferência nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.

Em Água Boa, a imunização da BCG é encontrada na rotina, devendo ser aplicada em todas as crianças a partir do nascimento (0 anos) ou no máximo antes de completarem 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), sendo também indicada para as pessoas que tiveram ou tem algum contato com pessoas que sofram de hanseníase.

Quanto antes o bebê for imunizado melhor, visto que a tuberculose é uma doença infecciosa com transmissão aérea (fala, espirros, saliva, tosse), por isso em contato com pessoas, o bebê fica totalmente exposto à doença.

A BCG possui esquema de vacinação em dose única e é aplicada uma vez por semana, sendo na terça-feira, na ESF Primavera, das 9h às 15h. Porém durante este mês de abril, a vacinação vai acontecer todos os dias das 7h30 às 19h.

A marquinha é uma característica dessa vacina, porém, mais que uma marquinha no braço, é proteção a quem você ama. Vacine seu bebê!