Profissionais da Saúde realizam palestra de Saúde Mental e Emocional para policiais

Na tarde de quarta-feira (24), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma palestra sobre Saúde Mental  para os agentes da Polícia Militar do 13º Comando Regional, como atividade da Campanha Janeiro Branco. A ação aconteceu no auditório da Escola Militar 3º Sargento PM Justino Pinheiro dos Santos e também contou com a presença de professores.

Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que busca por meio do conhecimento e desmistificação do assunto, combater o adoecimento emocional dos indivíduos. O mês que inicia o ano inspira reflexões sobre o que foi e o que ainda pode vir, e foi escolhido justamente por ser uma nova oportunidade de fazer planos para melhor cuidar, proteger e gerenciar a Saúde Mental.

Durante a tarde foi discutida a importância do autoconhecimento, do reconhecimento dos próprios limites, de se colocar no lugar do outro e dos benefícios de investir em relações humanas mais saudáveis e em uma vida com mais bem-estar emocional.

A equipe do CAPS I Vida Nova e o psicólogo Anderson de Araújo, falaram sobre os principais transtornos e síndromes em policiais, os sintomas que devem ser observados como alertas para depressão, ansiedade,outros transtornos e síndromes, como eles afetam o corpo e como podem ser tratados.

Além disso, abordaram a importância de tirar um tempo para ficar sozinho consigo mesmo, de realizar uma limpeza na mente, dos perigos do uso abusivo de álcool e como ele muitas vezes é usado com válvula de escape, e principalmente da importância de buscar acompanhamento psicológico como medida terapêutica de cuidado e para evitar o agravamento de traumas.

Entre as dicas para cuidar da saúde mental estão uma alimentação saudável e equilibrada, prática de atividade física, investir na qualidade do sono, praticar o amor próprio, estar em contato com a natureza, realizar atividades prazerosas, escolher com quem se relaciona e procurar ajuda profissional.