Ação Social Realizou Encerramento de Oficina Superando Desafios

ENC OFICINAO CRAS considerado a porta de entrada dos usuários da Assistência Social, desenvolve ações socioeducativas do Programa Integral da Família - PAIF, de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Mediante a metodologia de trabalho desenvolvida pela coordenadora do CRAS Suzy Nunes Medeiros e a Assistente Social Silvana Maria Mazzonetto, foram atendidos homens e mulheres, viabilizando assim o acesso à melhorias na qualidade de vida em âmbito familiar, acesso de renda e Direitos Sociais. O trabalho social foi desenvolvido com equipe multidisciplinar abrangendo orientações e cuidados com a saúde da mulher, higiene corporal e bucal, Benefícios Previdenciários, Benefício de Transferência de Renda, autoestima, Cidadania, Campanha de enfrentamento a violência contra a mulher, Convivência Familiar e Comunitária, Drogas licitas e ilícitas, Programas Sociais, Adolescência, conceito de família entre outros.

ENC OFICINA 1A metodologia foi elucidada através da reunião de grupo, executando dinâmicas lúdicas e de interação com os participantes, palestras e vídeos educativos, em todos os encontros foram confeccionados diversos artesanatos voltados para o desenvolvimento de potencialidades e autoestima. Durante o desenvolvimento das ações foram empregados a troca de experiência, socialização, vínculos de amizade entre os participantes para estabelecer o fortalecimento do protagonismo social. A Secretaria de Assistência Social e Primeira Dama do município Sra. Helaine Cristina enfatizou que o grupo é de grande relevância para o desenvolvimento das potencialidades das famílias, melhorando assim a qualidade de vida no município. O desenvolvimento e avaliação das intervenções propostas foram de (06) seis meses, contendo encaminhamento para as áreas da Assistência Social, Setor do Bolsa Família, Promotoria de Justiça, INSS, Defensoria Pública e Conselho Tutelar, ativando assim a proteção social básica às famílias. Com isso, realizamos o encerramento neste semestre das atividades propostas, sendo reprogramadas sucessivamente para o próximo ano com este mesmo intuito do trabalho social. Para finalizar as ações foi servido delicioso jantar para os participantes e seus familiares, enobrecendo assim o resgate de vínculos.