Enfermeira ensina massagem Shantala no Cantinho da Cegonha

Na manhã desta segunda-feira (18), participantes do Cantinho da Cegonha tiveram uma aula com  a enfermeira Raiane Moreira da Silva, da Secretaria Municipal de Saúde, sobre a massagem Shantala.

Como explicado pela enfermeira, essa técnica milenar indiana tem diversos benefícios para a saúde do bebê, como: acalmar, relaxar, melhorar a saúde digestiva, respiratória e circulatória, aliviar dores causadas por cólicas, facilitar e melhorar a qualidade do sono, além de permitir uma maior interação aumentando o vínculo afetivo entre a mãe/pai e o bebê.

De acordo com especialistas, esse é um tipo de massagem que pode ser feita a partir do 1º mês de vida e o bebê deve estar em uma posição confortável, sendo muito indicada logo após o banho e contraindicada em casos de febre, resfriado, diarreia, sensibilidade na pele ou quando o bebê estiver sujo, com fome ou desconfortável.

Após a palestra as gestantes finalizaram a manhã com uma aula de hidroginástica com o professor Carlos Colman, "Carlinhos", da Secretaria de Assistência Social.