Prefeitura realiza caminhada contra a violência aos idosos em Água Boa

caminhada

Na tarde desta quarta-feira (15), aconteceu uma caminhada solidária, na Praça da Cultura, junto às pessoas idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em comemoração ao “Junho Violeta” que é o mês de Prevenção e Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A ação foi organizada pela Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria de Assistência Social, representada por Valquíria Soares Dantas, e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), presidido por Raquel Menegatti, em parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) por meio da execução do CAPACITA MT – Curso de Fortalecimento e Criação dos Conselhos e Fundos Municipais de Direitos das Pessoas Idosas no Estado de Mato Grosso.

caminhada3

A presidente do CMDPI, Raquel Menegatti, explicou a importância daquele momento alertando para a necessidade das pessoas conhecerem os direitos dos idosos, pois muitas vezes as violências acontecem e elas nem se dão conta. Ainda salientou que 80% do índice de violência contra o idoso é cometido pelo próprio familiar, e infelizmente em Água Boa essa violência doméstica contra a pessoa idosa acontece com frequência e precisa acabar.

O objetivo principal da ação foi chamar atenção para o combate à violência contra a pessoa idosa, para inibir, coibir, resolver e pôr fim a este tipo de agravo, que denigre, maltrata e humilha essa população.

caminhada5

A Miss Melhor Idade 2022, Marli Smaniotto, ao lado da Primeira Princesa, Maria Crespão, e a Segunda Princesa e Miss Simpatia, Lori Schubert, agradeceu a gestão do Dr. Mariano e a primeira dama Juliana pelo trabalho, dedicação e carinho com a população idosa do município.
Denúncias relacionadas a violência contra pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos, o Disk 100, e também nos órgãos e entidades que atendem aos idosos no município, como o CREAS e os CRAS, que darão orientações para a busca de solução de acordo com cada caso.

Assessoria de Comunicação Prefeitura