Água Boa amplia oferta de DIU e elimina fila de espera com mais de 50 inserções

A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem transformando o serviço de inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) no município. Desde julho deste ano, mais de 50 DIUs de cobre já foram inseridos nas unidades de saúde da cidade, e outros 20 procedimentos estão agendados para os dias 24 e 25 de outubro (sexta e sábado).

O serviço, que antes era limitado e gerava filas de espera de meses, agora está mais acessível, rápido e sem burocracia. A iniciativa é resultado de uma reorganização do fluxo de atendimentos, que passou a ser feito por agendamento, garantindo que as mulheres não precisem mais esperar por longos períodos — o que antes causava desistências e até gravidez não planejada.

"A necessidade surgiu com o aumento da demanda. Muitas mulheres aguardavam por meses, acabavam desistindo ou até engravidando sem querer e, em alguns casos, sem poder engravidar", explica a enfermeira Raiane, especialista em saúde da mulher e responsável pelas inserções no município.

Para mudar essa realidade, a equipe de regulação, a coordenação da Atenção Básica e a Secretaria de Saúde tomaram uma decisão estratégica: seguir modelos de sucesso de outros municípios e ampliar o acesso ao método por meio da atuação de enfermeiras capacitadas, como recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"É um direito das mulheres planejar suas famílias de forma segura e gratuita. Com a inserção do DIU sendo feita por uma profissional habilitada, conseguimos oferecer isso com muito mais agilidade e segurança", completa Raiane.

Como funciona o atendimento?

A mulher interessada deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS), onde será avaliada por um médico ou enfermeira. Se não houver contraindicações, o caso é encaminhado para regulação e, em muitos casos, o DIU pode ser inserido no mesmo dia da avaliação.

Todo o processo é gratuito e realizado dentro da rede pública. O SUS fornece o DIU de cobre, além de cobrir as avaliações clínicas, testes de gravidez (realizados no próprio dia da inserção) e, se necessário, a ultrassonografia de controle após o procedimento. Também são realizados outros serviços, como trocas e retiradas do DIU.

Quem pode usar o DIU?

O DIU de cobre é indicado para todas as mulheres em idade fértil, incluindo adolescentes a partir dos 14 anos e mulheres até os 50 anos, desde que estejam aptas clinicamente. A profissional responsável realiza uma avaliação detalhada antes do procedimento, garantindo segurança em todo o processo.

Além do DIU de cobre, a mulher que desejar pode optar por outros tipos, como o DIU hormonal ou de prata. Nesses casos, a paciente adquire o dispositivo por conta própria e também pode contar com a inserção feita pela profissional do município.

Água Boa como referência

A adesão ao método tem sido expressiva: 57 atendimentos realizados desde julho, com 52 inserções confirmadas, além de outros atendimentos como trocas e retiradas. Os números mostram a confiança das mulheres no serviço e na eficácia do DIU, um dos métodos contraceptivos mais seguros disponíveis atualmente.

As inserções seguem acontecendo de forma contínua, sem depender de campanhas pontuais, e com o objetivo de manter o serviço sempre disponível para quem precisa.

"Hoje o serviço está organizado, rápido e humanizado. A mulher agenda, é atendida com calma, recebe todas as orientações e sai segura do que está fazendo. Isso representa mais saúde para as mulheres e suas famílias", finaliza Raiane.