Foram detectados casos positivos de Hanseníase e de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Neste sábado (6), na ESF Primavera, multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram 35 atendimentos de avaliação de pele para detectar casos de Hanseníase, 56 Testes Rápidos para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C), além do dia “D” da vacinação das campanhas de Influenza, Covid e Rotina.
Nas avaliações foram detectados alguns casos positivos para Hanseníase e as pessoas já foram encaminhadas para dar início ao tratamento, que é gratuito pelo SUS. Os contatos próximos serão também convidados para realizar o teste. Vale pontuar que após iniciar o tratamento, a pessoa já não transmite mais a hanseníase.
A Hanseníase tem cura, e o diagnóstico precoce e seu tratamento, são fundamentais para evitar sequelas permanentes com incapacidades físicas e deformidades.
Notando algum sinal ou sintoma, procure sua unidade de saúde.
De acordo com a enfermeira responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento Fabiane Campos, em toda campanha é feito o diagnóstico de alguma doença seja ela sífilis, hepatites ou até mesmo HIV, e nos últimos trinta dias já foram feitos 3 novos diagnósticos de HIV/Aids no município.
Os testes rápidos e o tratamento para HIV/Aids e Sífilis são ofertados gratuitamente pelo SUS. O processo é simples, rápido e sigiloso em todas as etapas.
Procure sua unidade de saúde ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e informe-se.
![]() |
Prefeitura Municipal de Água Boa - MT Av. Planalto nº 410 - Centro. CEP: 78635-000 / Fone: (66) 3468-6400 / 0800 646 5001 Horário de Atendimento: Segunda a Sexta 07:30 às 11:30 / 13:30 às 17:30 - Todos os direitos reservados. |