Equipe da Saúde realiza mutirão para análise de pele e diagnóstico de hanseníase

Neste sábado (15), uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão de análise de pele na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Vila Nova, atendendo 45 pacientes. O mutirão faz parte das ações do poder público de prevenção e combate à doença, e diagnosticou 8 casos positivos para hanseníase.

Os pacientes diagnosticados com a doença foram encaminhados para o tratamento, disponível gratuitamente na rede municipal, através do SUS. Outros problemas de pele também receberam encaminhamento para dar seguimento ao tratamento adequado.

Participaram da ação a Médica Dermatologista Flávia Farjado, os Médicos Antônio de Castro e Diego Shaolin, as Enfermeiras Cleuzeni Padilha e Michele Quintana, o Enfermeiro Luiz Fernando, as Fisioterapeutas Deotilde Friedrich e Fabiola Polidorio, a Técnica em Enfermagem Renata Paniago e as Agentes Comunitárias de Saúde Maria Sônia e Patrícia Aparecida. A Educadora Física Cyntia de Amorim também esteve presente realizando exame de bioimpedância.

Quanto mais cedo for o diagnóstico da hanseníase melhor, isso porque o tratamento cura a doença, interrompe a transmissão e previne as sequelas.

Mas atenção, é fundamental que o paciente siga o tratamento com disciplina para que se cure de forma definitiva. Os medicamentos são fornecidos pela Atenção Básica.

Os principais sinais/sintomas são o aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, perda de sensibilidade, ressecamento da pele e falta de suor. Se possui algum sinal ou sintoma, procure sua unidade de saúde.