Almoxarifado da Saúde: entenda o fluxo para aquisição de leite, fraldas geriátricas e oxigênio

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Água Boa-MT, por meio do SUS, procura fornecer diversos serviços e materiais necessários para a manutenção ou recuperação da saúde dos cidadãos.

Atualmente, o Almoxarifado da Saúde atende cerca de 125 usuários que todo mês retiram algum dos seguintes itens: Fraldas Geriátricas; Alimentação Enteral (Preparados ou já liquefeitos), junto com os itens necessários para uso, tais como: Sonda e Frasco; Sondas para alívio; Bolsas de Ostomia; Bolsas Coletoras de Urina; além de Oxigênio.

Para conseguir esses itens pelo SUS, o primeiro passo é procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência do paciente. Será preciso comprovar que o solicitante tem algum problema de saúde associado à necessidade de uso e entrar com um processo (veja os detalhes a seguir).
Depois de ter o processo aprovado, o paciente pode optar por fazer a retirada mensal no Almoxarifado ou na sua unidade de Saúde, desde que realize o alinhamento com a unidade de Saúde de referência com antecedência.
O horário para retirada dos produtos é das 8h às 11h, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua 01-A, nº 72, QD 38, LT 7, Bairro Industrial 1.

Veja a seguir o FLUXO para aquisição de Alimentação Enteral “Leite” (para crianças até 3 anos e adultos) e Fralda Geriátrica (adulto):
01- Procurar a unidade de Saúde para aquisição do pedido médico e laudo nutricional.
02- Responsável pelo paciente deve juntar toda a documentação solicitada.
Documentos Necessários (2 cópias):
Pedido Médico;
Laudo Nutricional;
RG e CPF do Responsável;
RG e CPF ou Certidão de Nascimento do paciente;
Cartão SUS;
Ficha Índice;
Comprovante de Endereço Atualizado;
Cartão de Vacina Atualizado (somente para leite);
03- Com os documentos em mãos, agendar atendimento com a Assistente Social da Saúde (via Regulação) para montagem do processo.
04- Após confecção do processo, a documentação é encaminhada para o Almoxarifado da Secretaria de Saúde.
05- Após o processo dar entrada no Almoxarifado, o tempo médio de liberação é de 20 dias.
*O processo deve ser renovado a cada 3 meses.
Já o processo para sondas, oxigênio e bolsas coletoras de urina é simplificado, com solicitação direto da Unidade, normalmente sob total responsabilidade da gestão. A bolsa de ostomia tem que passar pela avaliação social, devido ao alto custo.
A limitação dos itens está vinculada ao que foi aprovado para dispensação, ou seja, depende de cada situação.
Outras Informações:
(66) 99686-7043 (Almoxarifado) ou na própria unidade de Saúde.

Por Assessoria de Comunicação Saúde