Vigilância explica medidas para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti

dengue1

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, vem investindo em diversas ações de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti em Água Boa. Recentemente vem buscando responder dúvidas da população em relação à possibilidade de utilização do “Carro Fumacê” ou das bombas de inseticida.

De acordo com as normas do Ministério da Saúde, o carro fumacê só pode ser usado como forma complementar e emergencial às atividades de combate e para promover a rápida interrupção da transmissão da Dengue, Zika, Chikungunya, quando estas doenças atingem níveis epidêmicos, o que não é o caso deste município.

Vale pontuar que, o tipo de inseticida usado no fumacê também não é encontrado para compra, ele é distribuído pelo Ministério da Saúde aos Estados, que repassam aos municípios levando em consideração critérios bem definidos, como por exemplo, estar vivenciando uma epidemia. Para se enquadrar neste critério, o município deve apresentar uma incidência maior que 30 casos de dengue por 10 mil habitantes, atualmente Água Boa possui 11 casos suspeitos.

Além de exigir critérios definidos pelo Ministério da Saúde, o uso do fumacê deve ser feito apenas para o combate ao mosquito, nunca de forma preventiva, visto que tem ação temporária e pontual e deve ser usada com cautela pois pode ser prejudicial à saúde humana e ao ecossistema.

O inseticida dura em torno de meia hora e mata apenas os mosquitos que estiverem voando no local no momento em que o produto estava sendo usado, ou seja, não combate ovos, larvas ou mosquitos que não entraram em contato com a fumaça.

As estratégias adotadas pelo município no momento são as visitas às residências e terrenos baldios pelos agentes de endemias com ações educativas e de inspeção, reforçando com os moradores a necessidade de eliminação de criadouros domésticos. Além da aplicação de inseticidas em locais com notificações da doença e serviço contínuo na eliminação de criadouros.

Por Assessoria de Comunicação Saúde