Monkeypox: Equipe da Saúde se reúne para discutir medidas de contingência

saude

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional CISMA se reuniram para discutir as medidas de contingência a respeito da monkeypox, conhecida popularmente como a varíola dos macacos. Até o momento nenhum caso foi registrado em Água Boa.

Em caso de caso suspeito/confirmado, será indicado o isolamento domiciliar de 21 dias para a pessoa infectada. Como é uma doença viral, todas as pessoas que forem expostas ao vírus podem se infectar, independente de idade ou sexo, sendo assim os contatos também devem ser monitorados, porém sem a necessidade de isolamento domiciliar.

Os profissionais receberam orientações sobre o vírus, os sintomas, apresentação clínica, tratamentos, medidas de prevenção e controle, além do procedimento para a coleta de amostras, a forma de armazenamento e transporte das mesmas e como realizar a notificação, solicitação de exames de diagnóstico e o monitoramento de contatos.

Transmissão:
A monkeypox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas, contato com mucosa ou pele não intacta, contato com material infeccioso, ou grandes gotículas respiratórias durante o contato pessoal prolongado. O período de incubação é de 5 a 21 dias.

Cuidados:
Os cuidados e prevenção incluem higiene frequente das mãos, uso de máscara, evitar contato íntimo com pessoas que tenham lesões na pele, não compartilhar objetos pessoais.

Sintomas:
Os sintomas mais recorrentes são erupção cutânea, que podem ser lesões (parecidas com catapora) , bolhas e crostas em diferentes formas, que podem afetar todo o corpo, mas principalmente no rosto, palmas das mãos, plantas dos pés, boca, genitais e olhos. Também pode ter casos de febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia.

O que fazer?
Caso apresente algum sintoma suspeito, procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência imediatamente e relate a ocorrência. Em Água Boa, todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) e o Centro Municipal de Saúde são pontos de acolhimento.

Por Assessoria de Comunicação Saúde