Psicólogas e Nutricionista da Secretaria de Saúde de Água Boa recebem capacitação em cirurgia bariátrica

WhatsApp Image 2022 08 26 at 08.19.19 2

Neste mês de agosto, as psicólogas da Secretaria Municipal de Saúde, Patricia de Mello e Polyana Bohrz Giacomolli e a nutricionista Thayana Mundim estiveram em Goiânia acompanhando e recebendo treinamento para avaliação psicológica e nutricional aos pacientes com indicação a cirurgia bariátrica e metabólica.

De acordo com as psicólogas que receberam o treinamento nos dias 15 e 16 de agosto, “o papel do psicólogo, consiste, além da avaliação (por meio de testes e anamnese), a psicoeducação a respeito da importância das mudanças comportamentais, fortalecimento emocional desse paciente a fim de prepará-lo para lidar com as condições da cirurgia em si, auxiliar no manejo da ansiedade e das expectativas que esse paciente faz acerca dos resultados, bem como o engajamento desse paciente para obtenção de melhores resultado."

Para a nutricionista, “a capacitação foi uma oportunidade maravilhosa, um momento de muito aprendizado no qual eu pude ver que a nutrição na cirurgia bariátrica não é só para o emagrecimento do paciente”, Thayana recebeu a capacitação nos dias 22 e 23 de agosto e ainda explicou que, “muita gente pensa que o papel do nutricionista é ajudar só no emagrecimento, porém vemos a necessidade e a importância da dieta que é passada pós cirurgia, o quanto ela é fundamental na recuperação do paciente”.

As consultas com o bariátrico iniciaram em julho e o serviço já está sendo estruturado, incluindo as capacitações pela equipe do Dr. Leandro em Goiânia. Sendo assim, o próximo passo é organizar o fluxo de atendimentos com a equipe multidisciplinar.

Por Assessoria de Comunicação Saúde