Secretaria de Saúde de Água Boa realiza mutirão de busca e diagnóstico de Hanseníase

mutirao hansieniese

A equipe da Secretaria de Saúde de Água Boa realizou um mutirão de busca ativa e diagnóstico de Hanseníase na manhã de sábado (23), no Centro Municipal de Saúde. Durante o atendimento, 40 pessoas foram avaliadas, sendo que quatro delas testaram positivo.

Agora que os casos foram confirmados, essas pessoas vão dar início ao tratamento gratuito pelo SUS e seus contatos próximos serão também convidados para realizar o teste. Vale pontuar que após iniciar o tratamento, a pessoa já não transmite mais a hanseníase.

Ações como essas são extremamente importantes porque a Hanseníase tem cura, e quanto mais cedo for diagnosticada melhor, pois assim será possível impedir a transmissão e o agravamento da doença, evitando complicações e deficiências.

Veja a seguir o que é a doença e os principais sinais e sintomas, de acordo com o Ministério da Saúde:

hansieniese

 

A Hanseníase:

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Demora de 2 a 5 anos para aparecerem os primeiros sintomas..

Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Sinais e sintomas
- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
- manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
- áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
- caroços e placas em qualquer local do corpo;
- diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Se você tem ou conhece quem tenha esses sintomas e sinais, procure a unidade de Saúde mais próxima e realize o teste. O teste é rápido, gratuito e sigiloso.

Por Assessoria de Comunicação Saúde