UBS Jaraguá realiza mutirão para detectar hanseníase

jaragua

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jaraguá realizou pela terceira vez um mutirão de avaliação e diagnóstico de hanseníase no P.A. Jaraguá, com a participação da fisioterapeuta Deotilde Terezinha Friedrich, a enfermeira Cleuzeni Padilha, e a agente comunitária de saúde Ana Maria Sodré.

A enfermeira e responsável pela unidade, Cleuzeni Padilha, informou que o mutirão foi realizado devido à preocupação da equipe com a população, tendo em vista o alto índice de hanseníase na comunidade do Jaraguá. Ao todo 13 pessoas foram avaliadas entre pacientes em alta, contactantes e reavaliação por tempo de tratamento.

Essa proposta foi idealizada pela doutora Eulaliane Moreira, que descobriu alguns casos na comunidade e deu início ao tratamento de muitos pacientes. Também faz parte da equipe, a técnica em enfermagem Conceição Ferreira de Brito e a agente de saúde Eliane Modesto.

e quipe jaragua

A hanseníase tem cura e o tratamento é feito de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), porém, se não diagnosticada a tempo pode causar lesões irreversíveis como deformidades ósseas, articulares, cegueira, esterilidade e até mesmo o óbito.

Notando qualquer sinal ou sintoma como manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade ou dormência e fraqueza nas mãos e nos pés, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor serão os resultados do tratamento.

Por Assessoria de Comunicação Saúde