Começa segunda etapa de vacinação contra Gripe e Sarampo

Se proteger contra a gripe e o sarampo é extremamente importante para evitar complicações e óbitos pelas doenças.

vacina

Teve início nesta segunda-feira (2) a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo. A ação segue até o dia 3 de junho no Centro Municipal de Imunização de Água Boa, que fica aberto das 7h30 às 19h.

Nesta fase, a vacinação da Gripe (Influenza) é destinada a:

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes;
  • Puérperas (45 dias após o parto);
  • Professores;
  • Pessoas com deficiência permanente (motora, auditiva, visual ou intelectual);
  • População indígena;
  • Caminhoneiro e Trabalhador de transporte coletivo;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Doença renal crônica; Doença hepática crônica; Doença neurológica crônica; Diabetes; Obesidade grau III; Imunossuprimidos; Transplantados; Portadores de Trissomia; Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas)
  • População privada de liberdade, Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • Funcionários do sistema de privação da liberdade;
  • Trabalhadores portuários.

A formulação da vacina Influenza trivalente é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. Neste ano, a vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

vacina2

Vacinação contra o Sarampo:

• Crianças entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza, por isso, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

Se você faz parte ou tem algum familiar ou conhecido nos grupos prioritários que ainda não se vacinou, procure o Centro de Imunização. Lembrando que as pessoas pertencentes aos grupos da etapa anterior (idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde) também poderão ser vacinados nessa fase.

A primeira etapa aconteceu entre os dias 11 e 30 de abril. O dia “D” aconteceu no último sábado (2) envolvendo 6 unidades e um total de 451 vacinados contra a Influenza e 244 contra o Sarampo, somente na mobilização.

O Centro de Imunização “Carlos Cesar Gomes” fica aberto na hora do almoço e após a saída do trabalho, totalizando quase 12 horas ininterruptas de funcionamento diário, das 7h30 às 19h, de segunda à sexta-feira. O endereço é: Avenida Tropical, nº 344, Centro, anexo ao Centro Municipal de Saúde.

Por Assessoria de Comunicação Saúde