Prefeitura inaugura Centro de Atendimento do Espectro Autista em Água Boa

WhatsApp Image 2022 04 29 at 20.19.32 1

A Prefeitura de Água Boa MT, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a inauguração do Centro de Atendimento do Espectro Autista, na tarde desta sexta-feira (29). O Centro é destinado a atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e vai funcionar anexo à Unidade Multidisciplinar de Atenção à Saúde (UMAS) “Dr. Antônio Carlos Mundim”, no bairro Universitário.

WhatsApp Image 2022 04 29 at 20.19.32

O prefeito Dr. Mariano Kolankiewicze o Secretário Municipal de Saúde, Eberson Mateus, agradeceram a todos os envolvidos que tornaram possível esse sonho. O prefeito ressaltou que, “agora cabe a vocês profissionais da Saúde fazer a diferença, porque estamos disponibilizando um local adequado, mas é o trabalho de vocês que vai fazer com que o tratamento em Água Boa seja diferenciado.”

8a2aad8f a5f4 44f7 b3f0 82c069d677fd

No local os pacientes vão poder receber atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e futuramente de Terapia Ocupacional. “Esse Centro vem para aprimorar, para reabilitar e dar autonomia para quem tem autismo”, enfatizou o secretário.

Atualmente 26 crianças já estão recebendo esses atendimentos na UMAS.

ddd2bb51 e091 4b0a 862e cdf56f44b060

A equipe da Saúde explica que o espaço foi especialmente criado pensando nos pacientes com TEA, por isso, conta com ambiente multissensorial para estimular os sentidos, recorrendo à capacidade sensorial de cada paciente.

461386f4 3f0d 4a93 a773 795756aafc9e

“A sala irá proporcionar conforto e integração, através de estímulos como músicas, cores, luzes, brinquedos, balanços, texturas e outros. A integração sensorial multidisciplinar acontecerá individualmente e/ou em grupo, sempre respeitando o paciente e suas particularidades”, explicou a fisioterapeuta, gestora da unidade de reabilitação, Débora Mansano.

AUTISMO

O atendimento do Centro de Atendimento do Espectro Autista é destinado a crianças diagnosticadas com TEA. O agendamento será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas e mediante encaminhamento médico referenciando a necessidade do paciente.

Por Assessoria Comunicação Saúde