Secretaria Municipal de Saúde Promove Mobilização e Conscientização de Combate à Dengue

dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente iniciou, nesta quarta-feira (6), uma mobilização de vistoria e orientações em prol da diminuição dos casos de dengue no município de Água Boa-MT. A atividade está sendo desenvolvida em conjunto com as equipes da Vigilância Ambiental, UESF Universitário e Central.

Os trabalhos iniciaram pelos bairros Délcio Eduardo Mendel e Industrial, isso porque estas regiões estão com risco iminente de epidemia de Dengue. A Secretaria de Saúde informou que estão encontrando uma grande quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue nesses bairros.

dengue1

As equipes estão visitando todas as residências e comércios desses bairros, notificando os criadouros e orientando a retirada do lixo e entulhos que são encontrados.

Os munícipes poderão descartar o lixo nas caçambas disponibilizadas em pontos estratégicos nos bairros nesta sexta-feira (8) e sábado (9).

Posteriormente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) vão retornar para uma nova vistoria e se o problema persistir a Vigilância Sanitária será acionada para que o morador seja multado por contribuir com a disseminação da dengue.

A Vigilância em Saúde está estudando a organização desse movimento em outros bairros a fim de diminuir os casos na cidade.

Por Assessoria de Comunicação Saúde