Equipe da Saúde, Escola e Pastoral da Criança de Água Boa se unem para realizar acompanhamento nutricional de crianças

acompanhamento hipertensos 1

A Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Central de Água Boa, em parceria com a Pastoral da Criança realizou a pesagem de aproximadamente 100 crianças da Escola Municipal Jacy Kuhn Salamoni. O objetivo da ação, que acontece a cada 3 meses, é prevenir a desnutrição e a obesidade infantil.

acompanhamento hipertensos 2

O acompanhamento nutricional inclui a pesagem feita em uma balança aprovada pelo INMETRO, medida de altura usando um aparelho chamado estadiômetro e anotação dos dados. Com os dados em mãos (peso, altura e idade) a equipe consegue avaliar o estado nutricional de cada criança usando o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Em casos de obesidade ou desnutrição, entram em contato com os responsáveis.

ficha hipertensos

Cada criança cadastrada tem um cartão de medidas, no qual são anotados os dados de cadastro, peso e altura (comprimento) ao nascer, a data e as medidas realizadas em cada ação. 

A mais de 10 anos na Pastoral da Criança, a coordenadora Almanir Faoro afirma que essa ação é muito importante para verificar se as crianças estão saudáveis e ajudar as que não estão orientando as famílias. 

acompanhamento hipertensos 3Além do acompanhamento nutricional, a equipe da saúde em parceria com a escola realiza a verificação da situação vacinal para avaliar o estado de proteção ou de vulnerabilidade vacinal de cada criança.

Por Assessoria de Comunicação Saúde