SAÚDE: HIPERDIA – Dedicação e Carinho

O Programa HIPERDIA tem por objetivo cadastrar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial se consiga fazer o controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são patologias altamente prevalentes na população brasileira, e assim através de muita dedicação, monitoramento e ações de busca ativa na população de abrangência, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central iniciou o novo grupo no dia 22/03/2019.

Com reuniões trimestrais no período matutino, os profissionais da unidade com auxílio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) exploram conceitos sobre as doenças ressaltando a importância do tratamento não farmacológico, ou seja, preventivo através de uma abordagem didática além de compartilhar experiências e estabelecer um diálogo direto entre a equipe de saúde e a população assistida.

Complementarmente, é oferecido um café da manhã, a todos usuários ressaltando a importância da prática da alimentação saudável como parte do tratamento. Nesta etapa obteve – se a presença de 97 usuários, sendo realizadas 33 renovações de receitas médicas, 54 verificações de pressão arterial, 43 testes de glicemia, 20 atendimentos de fisioterapia e 36 bioimpedanciometria.