SAÚDE: Doe sangue, salve vidas.

A Unidade de Coleta e Transfusão de Água Boa (UCT/AB) é responsável pela cobertura transfusional de aproximadamente 100.000 habitantes distribuídos nos 11 municípios (Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Cocalinho, Canarana, Gaúcha do Norte, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Ribeirão Cascalheira, Querência e Nova Nazaré) que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (CISMA) na Região do Araguaia do Estado de Mato Grosso. De acordo com a Coordenadora da Unidade a Enfermeira Célia Félix, atualmente a UCT/AB abastece uma Agência Transfusional (AT de Canarana), um Hospital Municipal de Querência e dois hospitais em Água Boa (Hospital Regional e Hospital do Vale do Araguaia) e em breve uma Agência Transfusional em Querência.

A UCT/AB atendeu no ano de 2018, aproximadamente 1800 candidatos a doação de sangue e coletou mais de 1380 bolsas. As coletas são realizadas em Água Boa e em alguns municípios de sua área de abrangência em campanhas externas (Canarana, Campinápolis, Ribeirão Cascalheira). Com o objetivo de manter o estoque seguro para toda região, além das coletas diárias realizadas na sede da unidade em Água Boa, serão realizadas neste ano, 16 campanhas distribuídas da seguinte forma: 02 em Água Boa, 05 em Canarana, 03 em Campinápolis, 03 em Ribeirão Cascalheira e 03 em Querência. Segundo o Secretário de Saúde Jader Bahia, para isso ser possível é extremamente necessário o comprometimento das cidades parceiras e especialmente o empenho da gestão municipal que para o ano de 2019 prevê o investimento de aproximadamente R$ 400 mil reais para compra de equipamentos e materiais. Este investimento tem como objetivo aprimorar os trabalhos realizados e atender melhor ainda as demandas da população que depende destes serviços, observa o Prefeito Mauro Rosa. A Unidade de Coleta e Transfusão de Água Boa fica localizada na Rua 16, nº 349, centro, em anexo ao ESF Central, com horário de atendimento de segunda à sexta-feira das 07:00 às 11:00 e das 13:30 às 17:30.

Doe sangue, salve vidas.