JANEIRO BRANCO, ESPERANÇA DE RECOMEÇO...

O primeiro mês do ano, comumente é marcado por um período de reflexões, planejamentos e metas, e é também o mês da CAMPANHA JANEIRO BRANCO, que nos convida a refletir a importância do cuidado com a saúde mental. Uma vez que no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em sua condição de existência e em suas emoções. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todos podem ser inspirados a escrever ou reescrever a sua própria história de vida.

Todos nós em algum momento de nossa vida passamos por circunstâncias delicadas que exigem um cuidado especial e, buscar ajuda profissional quando apresentar sintomas que impactem o cotidiano, como sensações de angústia, sentimentos de não pertencimento, dificuldades para se relacionar e desinteresse pelas atividades cotidianas são de extrema importância.

O ano que passou foi atípico e já apresenta reflexos na saúde mental da população. O ano marcado pela pandemia trouxe mudanças em nossa rotina imposta pelo isolamento social, o que promoveu o distanciamento de amigos e familiares, muitos profissionais tiveram que se adequar a um novo modelo de trabalho e, tudo isso somado ao medo do contágio e da morte, à incerteza da empregabilidade e ao luto vivido por quem perdeu um ente querido para a COVID-19 completam um cenário desafiador com elementos propícios para o sofrimento psíquico.

De acordo com a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Depressão é uma doença séria e deve ser diagnosticada o quanto antes a fim de evitar o sofrimento contínuo e um agravamento ainda maior.

O ano de 2021 abre caminho para as mudanças. Um ano novo, com novas perspectivas e que já começa com a boa notícia das vacinas contra a Covid-19. “Esperança” é a palavra do recomeço.

“Quem cuida da mente, cuida da vida”,

Procure a Unidade de Saúde mais próxima de você!

ESF – Estratégia de Saúde da Família de seu bairro;

Ambulatório de Psicologia localizado no Centro Municipal de Saúde;

Centro de Atenção Psicossocial Vida Nova – CAPS I.

O CAPS I é um local de referência e de tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais severos e persistentes, psicoses, neuroses graves, e de transtornos relacionados à às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), cuja gravidade e persistência justifiquem seu atendimento em local de cuidado intensivo, comunitário e promotor de vida. E, tem como objetivo o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Dias e horários de funcionamento do CAPS I:

De segunda-feira a sexta-feira das 07:00h às 11:00h e das 13:30h às 17:30h. Situado na Rua da Represa, s/n, Vila Nova.

Telefone de contato: (66) 3468-4216 ou (66) 9 9957-3136.

Patrícia de Mello

Psicóloga Clínica do CAPS I Vida Nova