EDUCAÇÃO - SEMANA PEDAGÓGICA ACONTECEU EM FEVEREIRO JÁ FORMAÇÃO CONTINUADA SERÁ ONLINE

Este ano, os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Água Boa, participaram da Semana Pedagógica que foi realizada de 10 a 13 de fevereiro no espaço da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura - SEMEC. Durante os quatro dias, os participantes receberem uma formação continuada com palestrantes de renome em educação. O principal objetivo da Semana Pedagógica é promover a formação continuada dos profissionais da educação.

O evento contou com a palestra da pedagoga Regina Shudo na presença de 116 Profissionais da Educação Infantil. Os temas abordados foram: Brincadeira e interação com eixos fundamentais da educação infantil e Desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos. Um apanhado dos termos dirigidos aos gestores: Diretores, Coordenadores e assessores da Educação Infantil e Ensino Fundamental nas Séries Iniciais.A importância do brincar na Educação Infantil e Planejamento das ações educativas na Educação Ambiental.A avaliação na Educação Infantil: observação e interação pedagógica e A linguagem oral e a aproximação da linguagem escrita na Educação Infantil.

Já no ensino fundamental, 176 profissionais acompanharam a palestra de Maísa Gomes Bezerra, psicopedagoga e multiplicadora do Método Boquinhas, o foco de seu trabalho são as estratégias no avanço das fases da escrita. Planejamento; Organização do tempo pedagógico; Metas e métodos; Mediação desde a Educação Infantil; Estimulação adequada, planejada, diretiva e lúdica, e respeito aos limites individuais, foram alguns dos assuntos abordados.

Porém, segundo a Secretária de Educação, Esporte e Cultura,Silvia de Almeida Silva,diante do momento de pandemia da Covid - 19 em que estamos vivendo, as atividades de formação continuada que deveriam acontecer durante o ano, tiveram que ser repensadas pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, que oferecerá aos profissionais de Educação acesso a formação online disponível no site da Prefeitura com a plataforma moodle 3.6.

“O objetivo desta formação é fortalecer nossos profissionais e ampliar com conhecimento para trabalhar pedagogicamente o momento de Pandemia em que estamos vivendo e aperfeiçoar a didática em sala de aula, seja no Atendimento Educacional Especializado, como nas formações regulares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental,” finaliza a secretária.