contribuinte
fethab
cartilha

Fale Conosco

PREFEITURA DE ÁGUA BOA PARTICIPOU DE WORKSHOP DE CAPACITAÇÃO DO PDI 2020 PROMOVIDO PELO TCE-MT

Postado em 08 Abril 2020
por Ascom - AB

O Tribunal de Contas promoveu no dia 13 de março, um workshop de capacitação destinado aos responsáveis pela coordenação do Projeto I, Planejamento Estratégico, e Projeto II Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, dos 23 municípios que participam do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado, PDI, do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O evento foi realizado na Escola Superior de Contas.

Durante todo o dia os participantes assistiram palestras e laboratórios para que pudessem interagir melhor no cumprimento das metas em 2020.

Estiveram no evento as representantes de Água Boa MT, do Projeto 1 a Sra. Larissa Ferreira Zanin (Representando Fábio Tadeu Weiler) e Projeto 2 a Sra. Neusa Mourão.

Para a representante do Projeto 2 - Neusa Mourão foi de suma importância estar presente no evento para que pudéssemos sanar as dúvidas das próximas demandas que virão neste ano, e ao mesmo tempo interagir com outros municípios participantes do PDI, e ver que todos estão buscando aprimorar as demandas apontadas nas oficinas do ano de 2017 pelo CONTROLE SOCIAL, e em nosso município quase que 100% já foram sanadas.

O TCE-MT no PDI elegeu os conselhos como instrumento de participação cidadã e o plano estratégico como o espaço onde essa contribuição e participação seriam acompanhadas e medidas. Fomentando a participação cidadã e a transparência na gestão pública estimulando o exercício do controle social pelos conselheiros e a sociedade mediante a inserção e o acompanhamento de demandas no Plano Estratégico e nas peças orçamentárias dos municípios adesos ao PDI.  Na qual o Prefeito Mauro Rosa não mediu esforços, juntamente com sua equipe de secretários, gerentes e demais servidores em trabalhar atendendo o anseio da população ali representada pelo controle social. O TCE inclusive tem ofertado cursos online para os conselheiros, em EAD Cidadania e Controle Social, para que todos possam participar ativamente da gestão pública, participando das audiências públicas.

Na oportunidade, foram apresentados cinco projetos que integram o programa, sendo eles: Projeto 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico; Projeto 2 – Incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de cursos presenciais e à distância; Projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geoobras; e Projeto 5 – Modernização Institucional.

Além disso, também foram realizadas duas palestras nas quais foram apresentados os resultados de 2019 e as perspectivas para 2020. A primeira delas foi sobre o Projeto 2, coordenado por Cassyra Vuolo, e a segunda sobre o Projeto 1, sob responsabilidade de Guilherme de Almeida.

O resultado do PDI/2019 coloca a gestão da Prefeitura de Água Boa, como “5ª“ classificada, com um dos melhores desempenhos de Mato Grosso, entre os municípios que aderiram ao programa. O nível de avaliação tem nota de “92,57“ %.

PDI

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi instituído em 2012 pelo TCE-MT com o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços públicos. A expectativa do programa é introduzir na administração pública e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.

Attachments:
Download this file (Workshop PDI 13.03.pdf)Workshop PDI 13.03.pdf[ ]6370 kB