Água Boa realiza etapa municipal da Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Na manhã e tarde desta terça-feira (30), a Prefeitura Municipal de Água Boa, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou a Etapa Municipal Preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), com o tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. 

 A abertura contou com a participação do prefeito Dr. Mariano, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vinícius De Farias Jr., representando o secretário municipal de Saúde, Mateus dos Santos, Theodoro Carlos Magalhães, a diretora interina do Escritório Regional de Saúde, Neilze Antunes, o presidente da câmara municipal de vereadores, José Ari Zandoná, a coordenadora geral da etapa municipal da Conferência, Odeny Pérego Martins Assunção, além de diversos trabalhadores da saúde e representantes de usuários do Sistema Único de Saúde-SUS.

 Foram realizadas três palestras de acordo com os eixos temáticos propostos e um momento de alongamento com o educador físico Thon Amaral. A primeira palestra foi feita pela profissional Técnica em Assuntos Culturais e Educacionais Cleunice Tavares de Farias, com o tema: “Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”.

 A psicóloga Ana Tyara, abordou o eixo II: “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”, dando ênfase no cuidado com a saúde mental.

 O eixo III, “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde”, ficou por conta da Técnica em Assuntos Culturais e Educacionais Mara Simone de Quadro Lopes.

 Após a explanação, os presentes se dividiram em três grupos para discutir o tema e apresentar suas propostas para a melhoria da saúde pública. 

 As propostas foram lidas, separadas nas esferas municipal, estadual e federal; passaram por votação e serão enviadas para a etapa estadual.

 Também foram eleitos os delegados (usuários, trabalhadores da saúde e governo) que vão participar da próxima etapa em Cuiabá, representando Água Boa.