Entenda as diferenças entre as unidades de saúde ESF e UPA

Em breve a  população de Água Boa vai contar com uma nova opção de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Mas você sabe a diferença entre a Estratégia de Saúde da Família (ESF), a UPA e o Hospital e quando procurar cada um deles?

Pra não ficar nenhuma dúvida, a Secretaria Municipal de Saúde vai te explicar como funciona o atendimento em cada unidade. Confira:

A porta de entrada do SUS é a Atenção Básica, por isso as unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF) são os locais onde os usuários do SUS podem receber atendimento médico para diagnóstico e tratamento, atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e de outras doenças, como tuberculose e hanseníase.

Aqui em Água Boa as ESFs também oferecem atendimento odontológico e psicológico. O principal objetivo das ESFs é contribuir para o aumento da qualidade de vida, com serviços de prevenção e promoção de saúde.  É importante observar que as ESFs atuam diretamente nos bairros/setores em que as pessoas vivem.

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve ser procurada para resolver parte das urgências e emergências. Ela presta atendimento de média complexidade como pressão e febre alta, fraturas, cortes, sangramentos, hemorragias, dor abdominal, dificuldade para respirar, queimaduras, quedas e traumas.

Como explica o Ministério da Saúde, a estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, colabora muito para a diminuição das filas dos hospitais.

Na UPA, o usuário é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação ou, se preciso, ser removido ao hospital.

Por fim, o Hospital  deve ser procurado em situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias, acompanhamento cirúrgico, exames mais elaborados, maternidade, exames de imagem e casos mais complexos.

Atualmente Água Boa possui 12 ESFs (Central, Cristalino, Deodato Rodrigues (PA Serrinha), Guarujá, Jaraguá, Operário, Primavera, Roncador, Santa Maria, Universitário, Universitário I, Vila Nova), que ficam abertas das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A UPA deve ser inaugurada em breve,onde funcionava o Centro Municipal de Saúde (Avenida Tropical, 344 - Centro II). O local está passando por melhorias e adaptações para melhor atender a população.