ESF Universitário realiza busca ativa de hipertensos faltosos

Uma equipe da Estratégia de Saúde da Família ESF Universitário realizou na sexta-feira (22), a visita domiciliar para pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (Pressão Alta) que não compareceram na unidade nos últimos 6 meses para realizar acompanhamento. Dos 108 visitados, somente 18 foram encontrados em casa e os outros 90 continuam sem acompanhamento semestral.

A Hipertensão Arterial (pressão alta) é a doença de maior prevalência na população do Brasil e é a principal causa de morte. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial mata 300 mil brasileiros anualmente, são 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada 2 minutos. Somente 50% sabem que são hipertensos e apenas metade realiza tratamento.

Como informado pela equipe da saúde, a melhor maneira de controlar a hipertensão arterial é a adoção de hábitos de vida saudáveis e adesão ao tratamento. O controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o risco de infarto.

A enfermeira e coordenadora da unidade, Karinne, informou que no decorrer do ano a equipe realizou várias buscas destes pacientes com orientações e ações coletivas como visita domiciliar periódicas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), atendimento médico e de enfermeiro diariamente na unidade, por livre demanda e agendamento, ação mutirão de HiperDia na unidade da ESF Universitário, ação de mutirão de HiperDia no centro de saúde, busca ativa e convite aos faltosos em domicílio.