Psicólogos abordam importância do cuidado sentimental em escolas e unidade prisional

Durante o mês de Setembro, os profissionais psicólogos realizaram uma série de ações em escolas e para os profissionais da unidade prisional de Água Boa, abordado a valorização da vida e a importância do cuidado em saúde mental como fator protetivo contra o suicídio.

No dia 22 de setembro, no período matutino, as psicólogas Ana Tyara e Patrícia de Mello fizeram uma roda de conversa na Escola Estadual Antônio Grohs com alunos do Ensino Médio.

Neste mesmo dia, no período vespertino, os psicólogos Karine de Araújo e Anderson Araújo estiveram na Escola Estadual Militar Tiradentes 3º Sgt PM Justino Pinheiro dos Santos.

Na Escola Estadual 9 de Julho, a ação foi realizada pelas psicólogas Karine Araújo e Polyana Bohrz Giacomolli, no dia 26 de setembro, para duas turmas do período vespertino.

“Dados estatísticos apontam que a cada 45 minutos uma pessoa morre vitima de suicídio. Para cada tentativa de suicídio, existem 20 outras tentativas frustradas de mortes. O espaço da palestra e debate, trouxe  a um cenário importantíssimo de disseminação e conscientização do valor da vida e da prevenção ao suicídio, uma vez que, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos”, relatou o psicólogo Anderson.

De acordo com os profissionais, fatores de risco como a exposição excessiva aos meios digitais, o imediatismo social, os núcleos familiares e sociais são fortes causadores do adoecimento emocional. Além disso, o preconceito e a resistência em procurar um profissional especializado em saúde mental, é  outro fator preocupante.

“Fatores culturais e sociais, trazem na figura do psicólogo e do psiquiatra o estigma de um profissional ligado à loucura, esquecendo ou ignorando que tais profissionais estão mais ligados a questões emocionais e cognitivas do que para a própria loucura em si”, explicou Anderson.

Os profissionais destacaram que esses eventos são importantes e necessários, não somente no mês de Setembro, mas, durante todo o ano, uma vez que, além de informar e esclarecer, servem para formar disseminadores que ajudarão na prevenção e divulgação do tema.

Além das palestras voltadas para os alunos, os psicólogos Anderson de Araújo e Ana Tyara realizaram uma roda de conversa, no dia 27 de setembro, com os profissionais da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, reforçando a importância do autocuidado e da observação de comportamentos que podem indicar a necessidade de ajuda profissional.