Junho Laranja alerta para conscientização sobre a leucemia e anemia

Além da Campanha de doação de sangue (Junho Vermelho), junho também é o mês da campanha de cor Laranja, dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de duas doenças do sangue, a anemia e a leucemia.

Essas doenças são muito diferentes e podem acometer adultos e crianças. 

A anemia é um grave problema de saúde pública global, muito comum e que pode ser sintoma de outras doenças.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, podendo ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Principais sintomas da anemia: Cansaço, falta de apetite, palidez de pele e mucosas, indisposição,dificuldade no aprendizado e a apatia.

A leucemia é um tipo de câncer do sangue, quando glóbulos brancos que são responsáveis por combater infecções, perdem a função de proteger e são produzidos de forma descontrolada. É, portanto, o câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea.

Os principais sintomas são: palidez, cansaço, febre, aumento de gânglios, infecções persistentes ou recorrentes, hematomas, petéquias, sangramentos inexplicáveis, aumento do baço e do fígado.  

Assim como qualquer outra forma de câncer, quando diagnosticada no início as chances de tratamento são maiores.

A principal forma para ajudar a identificar essas doenças é  através do exame de sangue.

Para mais informações sobre essas doenças, procure sua unidade de saúde.