Em maio, SAE/CTA realizou mais de 630 testes rápidos para detectar ISTs

No mês de maio o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 636 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Todos os testes são realizados gratuitamente pelo SUS, de forma rápida e sigilosa.

Entre os 636 testes, dois casos positivos de HIV/Aids, 2 de Hepatites e 6 de Sífilis, foram diagnosticados em Água Boa. A equipe explica que quando o resultado é positivo, seja para HIV ou para qualquer uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o paciente já é acolhido para receber as primeiras orientações e agendamento de consultas e acompanhamento.

Essa opção de testagem permite aumentar a agilidade para diagnóstico e prevenção das ISTs, iniciando o tratamento com brevidade.

Por isso, a testagem  deve ser feita com regularidade (ao menos uma vez ao ano), sendo recomendada sempre que houver exposição a uma situação de risco, como uma relação sexual desprotegida, o rompimento do preservativo durante o ato sexual, a utilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos de outra pessoa, além de muitos outros casos, como o de violência sexual.

A última ação externa do SAE/CTA foi na quarta-feira (31), junto com a feira no bairro Universitário, com o total de 101 testes realizados pela equipe da Saúde.

Para mais informações procure sua unidade básica de saúde ou o SAE/CTA, que fica no Centro Municipal de Saúde.