Liberte-se: ESF Santa Maria inicia grupo de apoio ao antitabagismo

A equipe da ESF Santa Maria deu início nesta terça-feira (16), a um grupo de apoio às pessoas que querem parar de fumar. O grupo composto por 11 moradores do P.A. vai participar de quatro reuniões semanais e mais quatro quinzenais, na própria unidade de saúde. 

O grupo antitabaco recebeu o nome de “Liberte-se” e tem como objetivo oferecer apoio aos participantes, motivando-os a parar de fumar, com diversas abordagens, além de aumentar o acesso dos mesmos aos métodos eficazes para o tratamento da dependência à nicotina. 

Nos encontros serão abordados temas referentes aos malefícios do tabaco e os benefícios da cessação do hábito de fumar, os sintomas da abstinência e estratégias para controlar a vontade de fumar e evitar recaídas.

De acordo com a enfermeira Herika Ferreira, o grupo é uma grande realização e faz com que ela sinta muita gratidão. “Imagino o quanto é difícil ter um vício e se libertar dele e desde que entrei na secretaria de saúde tinha essa vontade de criar um grupo de antitabagismo. Pesquisei muito sobre o assunto, conversei com muitos profissionais e agora que está em curso, comprovo que o fato de saber que o outro tem a possibilidade de se libertar de um vício e de que eu vou fazer parte disso, é muito bom.”

Os participantes vão passar por uma avaliação do grau de dependência e serão acompanhados por uma equipe multiprofissional composta pela médica Dra. Eulaliana, a enfermeira Herika, a psicóloga Karine, a Agente Comunitária de Saúde Kenia, a técnica de enfermagem Meire, as farmacêuticas Michele e Talita e as terapeutas Elza, Maria Rosa e Carla.

Será ofertado durante os encontros rodas de conversa, a Terapia Reprocessamento Generativo (TRG), a terapia Reiki e de Florais de Bach. Após a avaliação completa, o tratamento será indicado de forma individualizada, fazendo uso de medicação, adesivos, goma de mascar e terapias complementares. 

Quer parar de fumar? Procure sua unidade de saúde e se informe sobre os grupos de apoio.

WhatsApp Image 2023 05 16 at 12.15.02