Vigilância divulga Índice de Infestação de Aedes Aegypti

Mais de 1500 imóveis passaram por vistoria de Agentes de Combate à Endemias (ACEs) da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, para a elaboração do  Índice de Infestação Predial (IIP) de Aedes Aegypti. Os números são preocupantes e apontam que cerca de 90% dos focos são encontrados em residências em depósitos móveis como em baldes, frascos, vasos, bebedouros de animais e lixos domésticos.

Esse método de análise tem por objetivo facilitar a obtenção de informações com o mapeamento das regiões da cidade onde o Aedes aegypti está presente, medindo assim o risco de adoecimento da população pelas doenças Dengue, Chikungunya e Zika. Como esses dados, os profissionais conseguem traçar as melhores estratégias para o controle do vetor.    

“Nós analisamos o índice juntamente com o número de casos de Dengue, pois o índice sozinho mostra apenas que os focos estão sendo encontrados pelos agentes, que os eliminam logo em seguida. Já os focos que não podem ser eliminados, são tratados com larvicida. Vale pontuar também que quando recebemos a notificação de Dengue realizamos o bloqueio vetorial na região apontada. Além disso, os agentes seguem intensificando as vistorias nesse período chuvoso e contando com a colaboração dos moradores para que também eliminem os objetos que possam acumular água em suas casas”, explicou a bióloga da Vigilância, Rafaela Schutz.

Dos 1507 imóveis vistoriados, 1075 são residências, 157 comércios, 252 terrenos, 23 outros (igrejas, escolas, praças, etc). De 53 focos encontrados, 48 foram em residências.

O IIP é classificado como “satisfatório” quando o número é inferior a 1%.  Entre 1 e 3% a classificação é de médio risco ou alerta. Já acima de 3% a classificação é de alto risco para ocorrência de surtos ou epidemias de dengue.

Veja a seguir os bairros em situação de alerta.

*Dados retirados do SisPNCD, referentes a 7ª semana epidemiológica. Os Bairros não listados não foram amostrados no referente período.

dengueIIP 14 03 2023