Março Azul-Marinho conscientiza sobre o câncer colorretal

Março é o mês dedicado à conscientização e combate ao câncer colorretal, também conhecido como câncer do intestino grosso ou câncer de cólon e de reto, sendo representado pela cor Azul-Marinho.

O câncer colorretal é um tumor maligno e representa o terceiro em incidência no mundo e o segundo que mais mata.

O médico oncologista clínico da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Daniel Coutinho, explica que os principais sinais e sintomas são alteração no hábito intestinal, sangramento na fezes, inchaço no abdome, mudança na aparências das fezes, dor abdominal, perda de peso e anemia.

Fatores de risco são o sedentarismo, obesidade, má alimentação (dieta pobre em fibras e rica em carnes vermelhas e processadas), tabagismo, alcoolismo, idade avançada e história familiar.

Ainda de acordo com o Dr. Daniel, a melhor prevenção é manter hábitos de vida saudáveis e evitar os fatores de risco. Também é muito importante e recomendável realizar exames de rastreamento como sangue oculto nas fezes e colonoscopia a partir dos 45 anos, pois quanto mais precoce for a descoberta, maiores são as chances de um tratamento e cura.