Secretaria de Saúde realiza mutirão para identificação de Hanseníase

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram um mutirão de busca e diagnóstico de Hanseníase, no último sábado (4), na ESF Central.

Foram avaliadas os contatos de pessoas já diagnosticadas com a doença, pertencentes aos ESFs Central, Guarujá e população da zona rural com objetivo de realizar o diagnóstico precoce da doença, o tratamento oportuno e consequentemente a prevenção das incapacidades físicas.

A transmissão da Hanseníase se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado. Por isso, a enfermeira Fabiane reforça que para os contatos é muito importante realizar o exame anualmente, por pelo menos 5 anos. Também reforça que após iniciado o tratamento, a pessoa deixa de transmitir a doença.

PREF 202302 011

Foram avaliadas 31 pessoas, sendo 9 delas diagnosticadas com Hanseníase. Os casos positivos já receberam a instrução para iniciar o tratamento, que é ofertado nas unidades de Saúde do município de forma 100% gratuita pelo SUS.

A hanseníase é uma doença crônica, caracterizada pela alteração de sensibilidade da pele e sensação de perda de força muscular. Os sinais mais comuns são manchas esbranquiçadas e caroços vermelhos, geralmente acompanhados de dormência ou sensibilidade ao toque.

Hanseníase tem cura. Notando sinais e sintomas, procure sua unidade de saúde.