Secretário e enfermeiras de Água Boa participam do 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopics)

O Secretário Municipal de Saúde, Eberson Mateus e as enfermeiras Patrícia Torres e Carla Brito, estão participando do 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopics), que acontece entre os dias 22 e 25 de novembro, em Cuiabá.
O Secretário Mateus também foi convidado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT) para ser intermediador em uma mesa de discussão no evento na quinta-feira (24), “uma vez que o município apresenta boas práticas de PICS”. As enfermeiras irão apresentar na tarde desta quarta-feira (23), as práticas integrativas desenvolvidas em Água Boa.
O evento está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde de Goiás, de Mato Grosso do Sul, do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.
As práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, voltados para o cuidado continuado, humanizado e integral, e na interação do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
As Pics são recomendadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), que tem, entre suas diretrizes, o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, por meio da integração com o modelo convencional de cuidado, agindo de forma integrativa e/ou complementar ao diagnóstico, à avaliação e ao cuidado.
o 1º Ecopics traz discussões relevantes sobre serviços e ações em Pics nos estados e municípios do Centro-Oeste, compartilhando conhecimento e experiências e fortalecendo a integração regional das coordenações estaduais de Pics.
A proposta do evento é reunir gestores, pesquisadores, profissionais que atuam no SUS e público em geral, que tenham interesse na temática para discutir o contexto atual da implementação das Pics no SUS, como estratégia de promoção da saúde.
Por Ascom Saúde com CCOM/Saps/MS