Saúde de Água Boa realiza Dia D para atualização da caderneta de vacina

O município acompanhou o calendário nacional, o Dia D, ocorreu em vários municípios do país.

DIA D MULTIVACINACAO AGUA BOA MT

A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa realizou neste sábado (20), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. A vacina contra a poliomielite é destinada às crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Já o público-alvo da multivacinação, para a atualização das vacinas de rotina, foram os menores de 15 anos.

DIA D MULTIVACINACAO AGUA BOA MT 23

O envento aconteceu no Centro Municipal de Saúde das 07h30m ás 17 horas e contou com a presença do Zé Gotinha, que fez a alegria da criançada.

DIA D MULTIVACINACAO AGUA BOA MT 51

Ao final das aplicações, as crianças puderam realizar pinturas à escolha, ou levar o desenho para pintar em casa. Foram momentos de alegria e descontração após receberem a vacina.

O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter uma alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19.
“A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980”.

DIA D MULTIVACINACAO AGUA BOA MT 60

A campanha foi aberta no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

De acordo com o enfermeiro Luiz Fernando, aproximadamente 200 crianças e adolescentes foram vacinadas, e um total de 350 doses foram aplicadas.