Agosto Dourado: Saúde apoia campanha de aleitamento materno

Dia “D” está marcado para 17 de agosto no “Centro de Convivência Maria Helena Dürr”, na Ação Social.

WhatsApp Image 2022 08 08 at 14jpg

A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está participando do “Agosto Dourado”, uma campanha que mobiliza para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite materno e o tema deste ano é: “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”.

As ações de conscientização vão acontecer durante o mês, sendo o dia “D” em 17 de agosto, no “Centro de Convivência Maria Helena Dürr”, espaço da Ação Social, Rua 16, Centro II, das 8h às 11h. No evento vai acontecer orientações com pediatra, nutricionista, enfermeiros, psicóloga, fonoaudióloga, atividades de yoga, auriculoterapia, florais, vacinação, testes rápidos e no encerramento um grande “Mamaço”, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar, promovendo a amamentação e dando apoio a outras mães presentes.

Durante o mês, também está sendo realizada uma campanha de coleta de frascos de vidro, com tampa de plástico, para armazenar leite materno, com pontos de coleta em todas as unidades de Saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

WhatsApp Image 2022 08 08 at 14. 2

Veja a seguir informações valiosas sobre o aleitamento:

Até os 6 meses as crianças não precisam de chás, sucos, outros leites, alimentos, nem mesmo de água, porque o leite materno tem tudo que o bebê precisa até essa idade. ATENÇÃO: Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê.

Dar ao bebê outro alimento, que não o leite materno, aumenta o risco de diarreia ou outra doença.

Após os 6 meses de idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida ou mais.

O leite materno nunca é fraco, sendo o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra diversas doenças.

O leite é a primeira vacina ofertada ao bebê, é quentinho e aumenta o vínculo afetivo entre mãe e filho. Os benefícios permanecem por toda a vida.

A amamentação reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama.
O leite materno passa por transformações de acordo com cada etapa de desenvolvimento do bebê.
Para o bebê, “a amamentação fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos”, Ministério da Saúde.
O aleitamento materno é um direito humano que precisa ser respeitado e protegido.

Compartilhe essas informações e participe da campanha Agosto Dourado!

WhatsApp Image 2022 08 08 at 14. 1