Programa de microcrédito "Empreende Água Boa" completa um ano de existência

O programa de microcrédito "Empreende Água Boa" completou seu primeiro ano de existência. Esse é um marco significativo para as Micro e Pequenas empresas e o MEI - Microempreendedor Individual, pois demonstra o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico e a promoção do empreendedorismo local.

Durante este primeiro ano, o programa ajudou a capacitar e financiar empreendedores locais, fornecendo-lhes acesso a recursos financeiros e orientação para iniciar ou expandir seus negócios. Esse tipo de iniciativa desempenha um papel crucial no estímulo à economia local, na geração de empregos e no fortalecimento da comunidade como um todo.

O programa de microcrédito “Empreende Água Boa” tem duas linhas de financiamento ao pequeno empresário, sendo uma com taxa zero, exclusiva ao MEI e outra, mais ampla, destinada a todo segmento das MPE, onde foi criado um Fundo Garantidor para dar lastro nas operações e garantir uma taxa de juros competitiva frente o mercado tradicional bancário. Para ambas modalidades de crédito, é importante salientar que os valores concedidos são realizados por instituições de crédito parceiras e não diretamente pela prefeitura municipal.

No tocante aos números, neste primeiro ano do programa, já foram concedidos mais de R$ 440 mil reais e quase 70 pequenos empresários atendidos. A Microempreendedora individual, Jerlane Magalhães foi uma das primeiras empresárias a ter a concessão do crédito na modalidade de juros zero, onde a prefeitura incentiva o aporte ao microempreendedor ficando responsável pelo pagamento dos juros. Conforme dito pela empresária, “o programa de microcrédito foi fundamental para montarmos nossa loja num pequeno espaço físico, pois somente vendíamos nas Feiras da cidade.”  Em menos de um ano, a empresária Jerlane Magalhães já inaugurou um novo espaço três vezes maior que a antiga loja, mostrando o impulso que o programa de microcrédito proporciona ao empreendedor.

Ao completar um ano de programa, poderemos agora, avaliar seu impacto e identificar  melhorias para os próximos anos. Isso pode incluir ajustes nos critérios de elegibilidade, expansão dos serviços oferecidos e aprimoramento dos processos de acompanhamento e suporte aos empreendedores.

A Sala do Empreendedor é a coordenadora e motivadora deste programa. Nosso atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, na prefeitura municipal, no horário de atendimento do órgão municipal. Esperamos que o programa "Empreende Água Boa" seja um marco para o crescimento das MPE e que represente um passo importante na promoção do desenvolvimento econômico local e no apoio aos empreendedores da região.

191 empreende 2023 IMG 6360