IBGE envia 13 recenseadores de Goiás para concluir registro do Censo em Água Boa

Para a certificação de que o visitante é um servidor do IBGE, o morador pode confirmar sua identificação por meio do QR-code fixado no uniforme

Para atingir a meta da população recenseada em Água Boa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) enviou 13 recenseadores da unidade do estado de Goiás para tentar concluir o registro do Censo Demográfico no município.

O reforço de servidores enviado, conforme explicou o coordenador censitário Raphael Bispo, é devido à falta de mão de obra no município e, por isso, a população pode estranhar os novos recenseadores.

Para a certificação de que o visitante é um servidor do IBGE, o morador pode confirmar e verificar sua identificação por meio do QR-code que fica fixado no uniforme do recenseador.

Ainda que, com justificativa de recusa ou domicílios com morador ausente, Raphael pede a compreensão e ajuda da população para a conclusão do levantamento do Censo Democrático. Ele afirmou que, caso o cidadão esteja com medo de passar seus dados para o recenseador, é garantido pela Lei nº 5.534/1968 o sigilo de dados obtidos durante a pesquisa.

Bispo também ressaltou que, pela mesma Lei, é considerado obrigatório responder o questionário do Censo Demográfico, pois a recusa pode gerar multa.

A etapa de coleta de dados para o Censo do IBGE será concluída no final do mês de maio e, 85% da população água-boense já respondeu questionário de levantamento. Porém, para os domicílios com morador ausente, é deixado um recado de visita com um número de telefone para contato, seja para já responder as perguntas ou marcar uma entrevista com o recenseador.

Novos recenseadores

Fernanda Fernandes

Osmar Bernardes Ferreira Junior

Aldenora Marcia Pereira Castro dos Santos

Daniel Batista Silva

Gesea Salvino Mendes

Vanessa Salvino Mendes

Jose Santos Batista

Jeane Marcia de Figueiredo Sena Batista

Jhonathan dos Santos

Joaquim Henrique Correa Nunes

Mateus de Souza Rocha

Monica Neves Conceicao

Michel Gomes de Freitas