10 de Outubro - Dia da Saúde Mental

caps10outDia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, visando chamar atenção sobre o assunto como uma causa comum de todos os povos e que os fenômenos psicológicos devem ser analisados e compreendidos como um processo em movimento e mudança.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que não é apenas um problema da área da saúde, informando que essas perturbações estão crescendo e, independente do grau de gravidade, estão entre os principais males incapacitantes do século XXI.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são regulamentados a partir da Portaria nº336/GM de 19 de fevereiro de 2002 e trabalham com estratégias de serviços comunitários em consonância com a Reforma Psiquiátrica e com ênfase na Reabilitação Psicossocial.

O CAPS foi também reconhecido na IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial como dispositivo de atenção substituto, ressaltando sua função estratégica de articulador da rede de serviços e a necessidade de potencializar parcerias intersetoriais. (BRASIL, 2010).

De acordo com a Coordenadora da Unidade Denise Rodrigues Paixão "O tratamento tem demonstrado efetividade aliando acompanhamento clínico e cuidados de reinserção social dos pacientes por meio do acesso ao trabalho e ao lazer, bem como ao exercício dos direitos civis e à construção e reconstrução de laços familiares e comunitários".

O CAPS I é um orgão parceiro da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Água Boa, localizado na Rua Três, nº 1.074, Centro II.

Saúde mental, compromisso e dever de todos.