CORONAVÍRUS - PREFEITURA, CÂMARA DE VEREADORES E SECRETARIA DE SAÚDE SE REÚNEM COM REPRESENTANTES DE SUPERMERCADOS DE ÁGUA BOA

Reunião com representantes dos supermercados do município aconteceu na manhã desta quarta-feira, na sala múltiplo uso da Prefeitura Municipal com o objetivo de definir parâmetros para fomentar a conscientização de prevenção do novo coronavírus.

Presente na reunião a Vice-prefeita Rejane Garcia enfatizou que o momento requer a colaboração dos munícipes águaboenses nas medidas de combate ao covid-19. “O momento que estamos vivendo é delicado, como cidadão precisamos fazer a nossa parte, cada um adotando as medidas preventivas: Uso de máscara; distanciamento; isolamento social. Só desta forma é que iremos combater a proliferação desse vírus.’’

O Secretário de Saúde Jader Bahia fez uma apresentação da atual situação da pandemia em nossa cidade, e no estado de Mato Grosso, mostrando um cenário assustador, com um aumento significativo dos casos no estado; o ministério público determinando o lockdow em vários municípios; a falta de leitos e de profissionais para atendimento dos infectados. “Até ontem, 23 de junho, não existiam mais leitos de UTI geridos pela secretaria de estado de saúde para COVID-19. Então, diante disso, se uma pessoa tiver o quadro agravado, tem grandes chances de vir à óbito. Todos estamos na mesma luta e precisamos seguir à risca as normas de prevenção. “

Na oportunidade, o secretário enfatizou aos representantes dos supermercados que reforcem as medidas de prevenção adotadas até o momento.

Os representantes dos supermercados falaram da dificuldade em conscientizar as pessoas a respeitar o distanciamento e ao uso e máscaras. Mediante essa situação os supermercados foram orientados pelo Secretário de Saúde a permitir a entrada de apenas uma pessoa da família por vez; proibir a entrada de pessoas sem máscaras (conforme a Lei I Estadual Nº 11.110), e a promover e divulgar campanhas de prevenção ao covid-19.

Desde o mês de março deste ano a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem realizado várias campanhas de orientação a população e tem disponibilizado por meio da internet o endereço www.aguaboa.mt.gov.br/saude/covid onde qualquer pessoa tem acesso completo ao Plano de Contingência do Covid-19, onde estão descritas todas as atividades inclusive notas de esclarecimentos e boletins epidemiológicos.