Prefeitura Estimula o Controle Biológico do “Mosquito da Dengue”

Por Luiz Omar Pichetti

crotalaria01A Prefeitura de Água Boa, através da Vigilância Sanitária e Ambiental em parceria com a Gerência de Urbanismo estão estimulando formas alternativas de combate ao mosquito causador da dengue, do Zika Vírus e da febre Chikungunya, desenvolvendo o plantio da Crotalária como forma de combate ao Aedes Aegypti.

crotalaria02A Crotalária é uma leguminosa bem difundida e adaptada na região, utilizada nas lavouras para combater nematoides e também como cobertura verde.

Funciona assim: Semeada, a Crotalária desenvolve-se rapidamente e, em torno de três meses, floresce abundantemente. Suas flores atraem a libélula, inseto que coloca seus ovos em águas paradas e limpas, exatamente da mesma maneira que o mosquito Aedes.

crotalaria03Acontece que as larvas da libélula são muito vorazes, devorando as do mosquito que encontrarem no mesmo ambiente. Além disso a própria libélula, quando adulta, alimenta-se do mosquito da dengue.

crotalaria04Para implantar essa alternativa de controle biológico a Gerência de Urbanismo semeou a Crotalária em locais públicos, além de distribuir algumas sementes e orientar a população a semeá-las em seus quintais.

Para o Prefeito Mauro Rosa e dengue e demais doenças semelhantes somente serão controladas com a efetiva participação conjunta da população e do poder público, através da prática de boas ideias, em especial as medidas que não causem danos ao meio ambiente, como é o caso do controle biológico por meio de plantas e insetos.