Lançamento do Projeto Recicla Verdinho aconteceu na Feira Municipal

recicla verdinho 4

Na manhã deste domingo (29), a Prefeitura Municipal de Água Boa, realizou na Feira Livre do Produtor Rural, o lançamento do projeto Recicla Verdinho, com a participação de diversos alunos e apoiadores.

O projeto faz parte do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Educação, e conta com o apoio da cooperativa Sicredi Araxingu, Capital Consultoria e Treinamentos e a Associação de Materiais Recicláveis do Araguaia (ACAMARA) e a Associação dos Feirantes de Água Boa.

recicla verdinho 6

O “Recicla Verdinho” é baseado e fortalecido no cooperativismo social e financeiro, no qual os alunos cuidam do meio ambiente, aprendem a se alimentar de forma saudável, e fortalecem a feira do pequeno produtor.

recicla verdinho 11

A finalidade é despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental e também valorizar a agricultura familiar, proporcionar o acesso à uma alimentação mais saudável e economia às famílias.

A gestão do Prefeito Dr. Mariano e da vice-prefeita Rejane Garcia, investe no futuro das crianças, e trabalha com parcerias que fazem a diferença na comunidade, apoiando projetos como o Recicla Verdinho.

recicla verdinho 13

O projeto é constituído em pilares da Educação Ambiental, Financeira/Econômica, Social e Alimentar, implantando uma cultura que protege o meio ambiente, fomenta a agricultura familiar, novos frequentadores da feira, o desenvolvimento local por meio dos pequenos negócios rurais, proporcionar a valorização e o acesso à uma alimentação mais saudável e a oportunidade de administrar o verdinho adquirido com a venda dos materiais reciclados.

recicla verdinho 1

FUNCIONAMENTO

Nesta primeira etapa, o projeto atende cerca de 100 alunos do 5° ano da Escola Municipal Guarujá. Os estudantes receberam conhecimento por meio de palestras e visita a Horta, e aprendem medidas de Educação Ambiental na prática, recolhendo materiais recicláveis, como: garrafas pet, latas de alumínio, embalagens Tetra Park, frascos de produtos de limpeza, entre outros materiais recicláveis.

A cada 10 unidades de materiais, o aluno adquire um vale crédito, chamado “verdinho”, com valor unitário de R$ 1 (um real). Com esse dinheiro simbólico, os alunos poderão adquirir produtos, como frutas, legumes, verduras, carnes, leite, comercializados pelos agricultores cadastrados no programa “Agricultura Familiar”, na Feira Livre do Produtor Rural, de Água Boa. As coletas dos materiais recicláveis vão ser realizadas a cada 15 dias.