Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

ENFRENTAMENTOAconteceu na sexta-feira, 28 de novembro, a partir das 19h30min, no Centro de Convivência Maria Helena Durr, na Rua 16 Centro, a CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, com o tema “Lá em Casa Quem Manda é o Respeito”.

A iniciativa foi do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), órgão integrante e com apoio da Secretaria de Assistência Social (SMAS) da Prefeitura Municipal, com o intuito de conscientizar homens e mulheres a cerca das estratégias contra a violência.

Estiveram Presentes na solenidade o Prefeito Municipal Mauro Rosa, a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Helaine Cristina, o Promotor Dr. Francisco Gomes de Souza Jr., o Vereador representante da Câmara Gilnei Macari e a Palestrante, Superintendente Estadual de Políticas para as Mulheres, Drª Ana Emilia Sotero.

ENFRENTAMENTO 3

Em sua palestra para cerca de 150 presentes, Ana explicou que a violência contra a mulher é uma questão cultural, em que as mudanças de mentalidade têm um processo de longo prazo e muito trabalho, pois bater e apanhar são erroneamente vistos como direito e dever dos sexos.

Pra a Psicóloga do CREAS Gigleliane Castro, as mulheres muitas vezes não se sentem vítimas ao serem agredidas porque foram criadas com a ideia de que a violência contra ela é natural, repassando para os filhos esse mesmo sentimento, além de não denunciarem seus parceiros pelo amor e medo de perdê-los.

De acordo com o Promotor, Dr. Francisco, a lei Maria da Penha precisa ser mais bem esclarecida à população através de ampla divulgação, além de que eventos como este devem ser mais frequentes até que as pessoas entendam que a denúncia é o primeiro passo para a ação da justiça.

Já o Prefeito Maurão agradeceu e parabenizou os presentes e afirmou que a Prefeitura tem buscado aumentar o trabalho social e humanitário na cidade para acompanhar o crescimento infraestrutural e populacional dos últimos anos, sendo que, dentro das possibilidades, a gestão pretende continuar fazendo a sua parte.ENFRENTAMENTO 2ENFRENTAMENTO 1