Lar da Criança de Água Boa

A Associação Beneficente Lar da Criança de Água Boa, é uma instituição de caráter filantrópico que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, sendo alguns com medidas protetivas.

Segundo a Presidente Donata Maria Bastos de Oliveira, atualmente 15 crianças são acolhidas na instituição, incluindo recém-nascidos. “Nosso acolhimento é provisório. São crianças e adolescentes que, infelizmente foram afastados de suas famílias por motivos diversos. Ao chegarem ao Lar procuramos oferecer um serviço de qualidade, com múltiplas ações que possam contribuir para suas seguranças, para um futuro retorno a família de origem ou até mesmo para o encaminhamento para famílias substitutas”.

Para a Assistente Social Célia Cristina Carvalho, desde a fundação o Lar da Criança desenvolve um importante trabalho social na comunidade. “Atendemos crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos que sofreram ou passaram por maus tratos, abandono familiar, negligência e, a mais grave de todas, violência sexual. O tempo de permanência no local varia de caso a caso”.

Fundado há 18 anos, passaram pela instituição cerca de 260 crianças. Além do acolhimento de Água Boa, o Lar recebe encaminhamentos de Nova Nazaré, Cocalinho e Nova Xavantina por meio de convênios com as prefeituras destes municípios.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social Helaine Cristina, além dos convênios com as prefeituras, é importante destacar as ações voluntárias que muito contribuem para a implantação de novos projetos ou para a continuidade das atividades existentes. “Nos últimos anos, na gestão do Prefeito Mauro Rosa, desenvolvemos diversas ações conjuntas que resultaram em benefícios para o Lar da Criança. Nosso papel é trabalhar com objetivo de proporcionar atitudes relevantes e melhorias funcionais com impactos positivos sobre as crianças e adolescentes acolhidas no Lar. Neste período fizemos vários pedidos, solicitações e encaminhamentos de ofícios para diversas autoridades e entidades; sempre com objetivo de angariar recursos ou para firmar novos convênios.  Graças a Deus e atenção de alguns, fomos bem sucedidos em muitos de nossos propósitos. Apenas para exemplificar, foi por meio de convênio que conseguimos a aquisição de 01 veículo, para uso exclusivo da entidade. Espero que o Lar da Criança de Água Boa continue sempre atingindo seus objetivos e dentro do possível, melhorando a vida daqueles que necessita de atendimento e atenção”. Destaca Helaine Cristina

Conheça alguns projetos implantados com colaborações e convênios:

- Cozinha Inclusiva

- Guiando Nossos Passos

- Aquisição de 01 Veículo

-Cuidando e Protegendo

- Conviver Melhor

- Mãos que Incentivam

- Mais que Roupa Limpa (em estudo)

- Garagem Segura (em estudo)

- Brincando, Estudando e Ninando na Casa do Lar (em estudo)

 

Em função da demanda, o Lar enfrenta muitas dificuldades financeiras.  Você pode ajudar para que este projeto não seja interrompido. Dê a sua contribuição e ajude a tornar a vida dos acolhidos um pouco melhor. As doações podem ser feitas na própria entidade localizada na Rua 18 com 07. O Lar precisa de você!